segunda-feira, 19 de maio de 2008

Palestrantes do ENEAP

Já está no site do ENEAP o perfil dos principais palestrantes do evento. Para acessar, clique aqui. Ou veja abaixo:

Francisco Gaetani

Secretário Executivo-Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

asO professor é economista, mestre e doutor em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science. Sua ampla experiência na área pública está ligada diretamente ao estudo e à prática da Administração Pública. Foi Assessor de Planejamento Acadêmico da Universidade Federal de Minas Gerais de 1990 a 1993. Foi Diretor da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte, de 1993 a 1997, onde ajudou a fundar o Curso Superior de Administração Pública e a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Em 2002 tornou-se Diretor de Formação da Escola Nacional da Administração Pública. Depois, teve a experiência de representar o Brasil no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Recentemente foi Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento desde 2007 e, este ano, tornou-se o Secretário Executivo Adjunto. Sua experiência acadêmica e teórica na área de planejamento o coloca como a principal referência nacional na área, o que justifica a sua escolha para proferir a palestra de abertura do 7º ENEAP.


Fernando Damata Pimentel

Prefeito de Belo Horizonte

asdO prefeito tem formação em economia, é mestre em Ciências Políticas e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Iniciou-se na militância política por meio dos movimentos estudantis de 1968, contra a ditadura militar. Vinculado às organizações de resistência, foi perseguido pelos órgãos de repressão e viveu na clandestinidade. Foi preso em 1970 e libertado em 1973. Tem um amplo currículo ligado à experiências no comando do governo da capital mineira, que se iniciou de 1993 a 1996, com o cargo de Secretário Municipal da Fazenda no governo Patrus. Foi Secretário Municipal de Govenro, Planejamento e Coordenação Geral na primeira gestão de Célio de Castro, até que se elegeu vice-prefeito, na reeleição do mesmo. Com o afastamento de Célio de Castro, assumiu a prefeitura e renovou o mandato em 2004.
A capital mineira é inovadora, especialmente na história recente da participação cidadã na formulação e avaliação de políticas públicas, e peculiar, nos desafios que enfrenta por ser uma cidade com um centro planejado e uma expansão desordenada ao longo do último século. Esses são alguns dos motivos para a sua escolha como uma das sete cidades-piloto para o projeto da ONU de acompanhamento do programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na América Latina.


Renata Maria Paes de Vilhena
Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais
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A secretária tem formação em Estatística e especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Trabalhou na Secretaria de Planejamento de Minas Gerais desde 1989, tendo atuado como Superintendente de Planejamento e Chefe de Gabinete. De 1999 a 2003, foi Secretária Adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo Gerente do Programa – Redução de Custos nas Aquisições de Bens, Obras e Serviços do Avança Brasil, projeto que alterou profundamente a estrutura de aquisição de bens e serviços no governo federal, com a criação da nova modalidade de licitação – o Pregão.
Desde 2003, tem acompanhado a experiência inovadora de Minas Gerais na área de gerenciamento estratégico com a implantação da carteira de projetos estruturadores e, no segundo governo, a integração dos mesmos em áreas de resultado. Na primeira gestão (2003-2006) como secretária-adjunta e agora, na segunda gestão, como Secretária de Estado de Planejamento e Gestão.


Jorge Nahas
Secretário Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte
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A Prefeitura de Belo Horizonte apresenta uma das experiências mais importantes, no cenário nacional, de participação cidadã. Os modelos de conselhos de políticas públicas e de conferências, realizada em níveis municipais e regionais, são referência nos avanços da democracia participativa. As administrações recentes implantaram essas experiências de forma sucessiva e contínua e já tem capacidade de analisar a maturidade e os avanços na área. A Secretaria de Políticas Sociais reúne muitos dos órgãos responsáveis pela execução de políticas específicas (as coordenadorias) e que promovem as conferências e relacionam-se diretamente com os conselhos.


Deuselita Maria da Silva Araújo
Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí

asdfghA Diretora de Gestão de Pessoas da Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí (EMGERPI) tem formação na área de Assistência Social e foi presidente da Comissão Central de Avaliação de Desempenho do Piauí durante a implantação dessa experiência, com início em 2004. Foi professora universitária da Faculdade Adelmar Rosado no Período de 2003 a 2007, no curso de Serviço Social e professora do Centro Tecnológico de Teresina – CET, no curso de Recursos Humanos, no período de 2006 a 2007. Ela vai apresentar a experiência de Avaliação de Desempenho dos servidores do estado do Piauí, que foi inovadora na Administração Pública entre os estados brasileiros.


Fernando Luiz Abrucio
Fundação Getúlio Vargas
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O nome do professor despontou na década de 1990 como uma das principais referências na análise da política nacional, sendo seu trabalho reconhecido e divulgado em diversos meios de comunicação brasileiros por sua eloqüência e mérito inegáveis. É formado em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado nas Ciências Políticas. O tema “Redes de Governança Federativa” coincide com uma de suas principais linhas de pesquisa, tendo sido objeto de sua tese de doutorado.


Alexandre Kalil Pires
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

O professor possui o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, da carreira federal, é administrador formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e mestre em Planejamento e Gestão de Ciência e Tecnologia pela mesma universidade. Atualmente exerce a função de Gerente de Projetos da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Já foi secretário adjunto desta mesma secretaria, gerente de Desenvolvimento Institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, além de ter trabalhado como gerente de projetos no antigo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, o MARE. Publicou e participou de diversos seminários na área de gestão por competências no setor público. Ele vai abordar a questão da Certificação Ocupacional como uma ferramenta inovadora na gestão de competências do funcionalismo público.


Ana Paula Paes de Paula
Universidade Federal de Minas Gerais

A professora tem formação em administração, mestrado em Administração Pública e doutorado e pós-doutorado na área de Ciências Sociais Aplicadas, focado na Administração Pública, além de ser conselheira da Fundação João Pinheiro. Tem várias publicações na área de gestão pública, entre as quais se destaca o livro Por uma nova gestão pública (Ed. FGV), lançado em 2005. Ela vai incrementar o debate acerca das novas formas de gerenciamento de estratégia no setor público, no debate que apresentará as experiências de Minas Gerais e do Acre.


Erni José Seibel
Universidade Federal de Santa Catarina

O professor tem formação em Administração, mestrado em Administração Pública e doutorado em Ciências Políticas. Coordena o Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas da UFSC e suas publicações ligadas ao tema da municipalização são muito relevantes para auxiliar na condução do nosso debate, que irá colocar em ênfase experiências de políticas locais e os desafios da municipalização com os prefeitos de Belo Horizonte e de Curitiba.


Mônica Moreira Esteves Bernardi
Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e Programa Estado para Resultados, do Governo de Minas

A professora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, é graduada em Administração Pública e Direito e mestre em Administração Pública. Ela participou diretamente da implantação da Avaliação de Desempenho no governo de Minas e publicou artigos sobre a experiência, uma das mais concretas na Administração Pública brasileira, o que a torna apropriada para incrementar o debate e demonstrar, em linhas gerais, a importância da experiência mineira.


Roberto Rocha Coelho Pires
Massachusetts Institute of Technology

O doutorando do Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, é formado em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e mestre em Ciências Políticas, pela UFMG, onde trabalhou com várias pesquisas na área da democracia participativa. Sua experiência adquirida por meio dos seus estudos sobre Instituições Participativas e o Entrelaçamento de Cultura e Procedimento, ainda no Brasil, e as novas visões adquiridas em sua experiência recente, no exterior, o tornam um dos principais convidados do encontro.

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